Universidade de Aveiro mostra ECOMARE na Semana Azul em Lisboa.

2015-06-03 10:09

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro e a INOVARIA asseguram presença na Blue Week. Arranca esta quarta e prolonga-se até sábado, na FIL, em Lisboa. A participação da UA na Semana Azul prevê presença num espaço com protótipos e investigação aplicada e noutro designado "UA Empreendedora". Segundo nota da Academia, a opção foi por mostrar “diversas facetas da investigação desenvolvida na UA”, com potencial aplicação na economia.

Para além das plataformas tecnológicas do Mar, da Alta Pressão, Agroalimentar e das Comunidades Inteligentes, que são estruturas de interface entre a UA e a sociedade, participa ainda o Instituto de Ciência e Tecnologias Marinhas de Aveiro (AIMARE), e várias unidades de investigação e unidades orgânicas.

O Departamento de Física apresenta sistemas de monitorização dos parâmetros físicos das massas de água, da Física. O Departamento de Química mostra nano-adsorventes magnéticos para o tratamento de águas e espumas de óxido de grafeto para a remoção de metais da água, sendo estas últimas desenvolvidas com o Departamento de Engenharia Mecânica.

Um sistema de monitorização da qualidade do ar no porto de Leixões é o exemplo apresentado pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento. O Departamento de Geociências propõe um veículo de recolha de dados para monitorização da dinâmica costeira.

No stand "UA Empreendedora", sob coordenação da Unidade de Transferência de Tecnologia da UA e da Incubadora de Empresas da UA, mostram-se projetos empreendedores e empresas com ligação à IEUA ou à Incubadora de empresas da Região de Aveiro.

A mostra na FIL também servirá para divulgação do ECOMARE, estrutura de investigação aplicada e divulgação da ciência que fará de interface entre a UA, a sociedade e os agentes económicos no que toca às questões do mar. O Departamento de Biologia, pioneiro na investigação aplicada à aquacultura de corais tropicais em Portugal, montou no stand da UA uma instalação piloto de aquacultura.

A Semana Azul inclui o Blue Business Forum, um encontro de ministros do Mar e a World Ocean Summit, em Cascais, até 5 de junho, promovida pelo The Economist.