Universidade de Aveiro mobiliza-se para ensinar e aprender à distância.

2020-03-20 21:23

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro mobiliza-se para ensinar e aprender à distância.

“O objetivo agora é assegurar a continuidade das atividades letivas dos estudantes”, explicava o Reitor da Universidade de Aveiro (UA) na mensagem à comunidade de 17 de março.

Paulo Jorge Ferreira informava a comunidade, após a reunião por videoconferência do Conselho Pedagógico, do retomar da atividade letiva de forma alargada através do ensino a distância, a partir de 23 de março.

Sob orientação da Reitoria, a UA está a seguir um conjunto de passos, um Plano de Ação, para adaptação à nova realidade.

Na mensagem enviada à comunidade, o Reitor reconheceu que este esforço, “que muitos já iniciaram, requer um novo quadro regulamentar, apoio aos docentes, apoio aos estudantes e o empenho de todos”.

Nesse sentido, e para além das alterações regulamentares e de calendário escolar, foi criado um grupo multidisciplinar para providenciar todas as condições para que a comunidade de docentes e estudantes se adapte à nova realidade de ensino e aprendizagem.

Estão a ser disponibilizadas orientações gerais e foi constituído um grupo de apoio técnico, que estará ao dispor da comunidade através do endereço apoio_EaD@ua.pt.

Estão a ser realizadas sessões de formação e há informação disponível online sobre o Moodle e ferramentas de comunicação .

Por último, a UA, tirando partido da experiência que tem no uso da tecnologia Campus by Fundação Altice, abriu à participação de todos os docentes do ensino superior português um espaço de partilha de recursos, estratégias e ferramentas de comunicação para a educação à distância.

É também um local onde os docentes podem colocar dúvidas e encontrar soluções, e ao qual é possível aderir .

A Pró-Reitora para a Inovação Curricular, Sandra Soares, destaca a vontade que tem sentido na comunidade para atenuar o impacto da situação que vivemos: “Com muito esforço pessoal, em muitos casos, os professores continuam comprometidos com a sua missão de ensinar e os estudantes mantêm toda a vontade em aprender. A nossa obrigação é conduzirmos este processo de mudança e implementarmos as medidas de apoio necessárias. Todos, sem exceção, estamos a passar por algo completamente novo nas nossas vidas e, por isso, flexibilidade e compreensão são palavras de ordem neste contexto.”

O Reitor da Universidade de Aveiro afirmou que “este grande desafio encerra também uma oportunidade: a experiência que agora acumularmos poderá vir a ser usada de forma a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem na Universidade de Aveiro, no futuro”.

Todos estas ações podem ser acompanhadas em: https://www.ua.pt/pt/apoio-ensino . 

 

Texto e foto: UA