Universidade de Aveiro é entidade certificadora de conhecimentos de língua francesa. Protocolo com Instituto Francês foi assinado hoje.

2017-02-06 17:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é a primeira universidade portuguesa a dispor de um centro de exames para a certificação oficial de conhecimentos de língua francesa. A instalação deste centro, que ficará sediado no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade aveirense, resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre a UA e o Instituto Francês de Portugal assinado hoje, de manhã, na Reitoria.

O centro de exames de francês da UA será da responsabilidade da professora Maria Eugénia Pereira, do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), que terá a seu cargo a coordenação de um grupo de docentes universitários de língua francesa. Os docentes são titulares de habilitação específica, outorgada pelos ministérios da Educação Nacional e do Ensino Superior da República Francesa, através do Instituto Francês em Portugal.

Este centro possibilitará, a quem reside na região de Aveiro e independentemente de ser estudante da UA, um acesso mais cómodo aos exames destinados a obter o Diploma Elementar de Língua Francesa (DELF A1 - B2) e o Diploma Aprofundado de Língua Francesa (DALF C1 e C2). Os diplomas DELF e DALF certificam os conhecimentos de língua francesa em mais de 170 países, sendo os únicos diplomas oficiais emitidos pelos ministérios da Educação Nacional e do Ensino Superior de França.