Universidade apresenta software que funciona como “Orientador Virtual”.

2015-02-11 08:12

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro lança, esta quarta, um software que promete facilitar a pesquisa e a orientação de teses.Trata-se de uma aplicação informática de apoio ao processo de orientação de pesquisas académicas e inspirada no trabalho de Isabel Alarcão, professora aposentada do Departamento de Educação e antiga Reitora da Universidade de Aveiro (UA).

A aplicação, desenvolvida pelos investigadores Dayse Neri de Souza e Francislê Neri de Souza, do Departamento de Educação, pela inspiradora do trabalho e em parceria com a Pictonio, empresa graduada da Incubadora de Empresas da UA (IEUA), vai ser apresentada, às 15h00, na Sala do Senado da Reitoria da UA.

Como elaborar e executar um projeto de investigação? Como orientar e ser orientado? A aplicação web IARS® (Isabel Alarcão Research Software) responde a estas e outras questões e permite interação num ambiente de trabalho tutorial que pode ser visível apenas pelo orientador e para o orientando, mas também permite trabalhar em grupo e, assim, rentabilizar interações de caráter menos restrito.

O “Orientador Virtual” fornece a quem realiza a pesquisa ajuda na elaboração dos projetos.