Unidade de Controlo Costeiro apreendeu pescada branca e amêijoa.

2019-01-10 14:54

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, nos dias 8 e 9 de janeiro, na lota da Gafanha da Nazaré, 41 quilos de pescada branca, conhecida como marmota, e 114 quilos de amêijoa branca.

No âmbito de um conjunto fiscalizações destinadas ao controlo do cumprimento das normas que regem o transporte de pescado fresco, os militares detetaram em duas viaturas o transporte de pescada branca imatura, com medida inferior a 27 centímetros, medida mínima obrigatória para a sua captura.

Referente à amêijoa branca, o transportador não possuía os respetivos documentos de acompanhamento.

Nestas ações foram identificadas duas mulheres, de 40 e 61 anos e elaborados os respetivos os autos de notícia por contraordenação, ficando as mesmas sujeitas a uma coima máxima de cerca 37 mil euros, por captura de pescada imatura, e de 3 740 euros, por não se fazer acompanhar de documentos comprovativos da origem da amêijoa.

A pescada, após inspeção higiossanitária, foi doada a uma instituição de solidariedade social e a amêijoa, por ainda se encontrar viva, foi devolvida ao seu habitat natural.