Ubiwhere fica responsável pela plataforma tecnológica para leilão do espetro da rede 5G em Portugal.

2020-04-06 17:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Ubiwhere, empresa sedeada em Aveiro, vai ficar responsável pela plataforma tecnológica para leilão do espetro da rede 5G em Portugal.

Com a chegada da rede 5G a Portugal, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) lançou um concurso público para implementar uma plataforma tecnológica dedicada ao leilão de espetro para a rede 5G, tal como sucedeu com a rede 4G.

O concurso foi ganho pela UBIWHERE, que será agora responsável pelo desenvolvimento da plataforma web destinada aos operadores de telecomunicações.

Graças a este leilão, proposto para o desenvolvimento global das comunicações móveis, em Portugal, os operadores de telecomunicações podem adquirir uma série de faixas de espetro de rede para a disponibilização dos seus serviços de voz, telemóvel, dados móveis, entre outros.

A plataforma web onde decorre este leilão será desenvolvida pela UBIWHERE e permitirá aos licitantes - operadores de telecomunicações que já passaram por uma qualificação prévia - aceder a diversas informações sobre o que está a ser leiloado e o respetivo valor, o tempo que falta para o leilão terminar através de um cronómetro com contagem decrescente, qual o valor das propostas mais altas e o valor mínimo de oferta.

Esta plataforma permitirá ainda que os licitantes possam ver os últimos registos associados à sua atividade e aceder aos lotes de espetro de redes disponíveis e colocar a sua melhor oferta nesse lote.

A existência deste leilão tem como principal benefício proporcionar aos utilizadores dos serviços disponibilizados pelas operadoras de telecomunicações nacionais um serviço com mais qualidade, existindo uma notável melhoria em todos os serviços móveis, especialmente os que detêm cobertura 5G.