UA vai estudar saúde e hábitos dos idosos de Ílhavo.

2017-01-05 11:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma equipa da Escola de Saúde da Universidade de Aveiro vai estudar a população sénior de Ílhavo com participação em atividades do movimento Maior Idade. O “Ativ’Ílhavo” é uma iniciativa de estudo que assenta em entrevistas e tratamento de dados sobre a vida dos idosos e a sua participação em iniciativas comunitárias.

Câmara de Ílhavo e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro assinaram o acordo que vai abrir caminho a um estudo que irá caracterizar a evolução dos seniores em parâmetros físicos e emocionais.

Margarida Cerqueira, do departamento ciências da saúde, já explicou que esta ação é importante para sustentar o carácter científico dos projetos desenvolvidos (com áudio).

A representante do departamento assegura ainda que este projeto passou pelo crivo da comissão de ética como forma de garantir o cumprimento de valores de reserva essenciais ao fornecimento de informação.

“Este estudo foi submetido à comissão de ética. Existe esta preocupação para que as pessoas saibam que estão a ser respeitadas”.

O acordo assinado esta quarta surgiu como uma das marcas da celebração do 4º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade. Há também parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos que assume a disponibilidade para participar em atividades que o Município considere lançar para a população sénior. Filipa Luz, presidente da Associação, confessa que para os novos profissionais é também uma oportunidade de exercer a atividade.

“Encaramos esta parceria como oportunidade de estarmos mais próximos para garantir a participação das pessoas. A maioria dos idosos não estão institucionalizados. Temos que estar atentos ao que se faz com a população mais velha”.

Na programação prevista para esta quinta-feira, destaque para a apresentação do livro “Amar ou Morrer – (Re)volução em palavras de almofada”, a cargo do seu autor, Eddy Martins. Sessão às 15h00, a que se seguirá um momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e uma tertúlia com o escritor.