UA vai colaborar com Ministério das Pescas de Angola.

2017-03-30 10:52

Categoria: 

Concelho: 

O Ministério das Pescas de Angola está a estudar a possibilidade de estabelecer uma parceria científica com a Universidade de Aveiro, prevendo nomeadamente projetos de investigação conjunta na área da "economia azul". A informação foi prestada em Luanda pela Ministra das Pescas de Angola no início de um seminário de três dias sobre a economia do mar, numa parceria com a universidade portuguesa, informa a agência Lusa.

Angola tem uma linha de costa de 1.650 quilómetros e uma Zona Económica Exclusiva de 330.000 quilómetros quadrados, mas a economia do mar representa apenas cerca de 3% do Produto Interno Bruto do país, daí a importância atribuída pela governante angolana à parceria a estabelecer com a Universidade de Aveiro.

A Universidade de Aveiro (UA), a convite do Ministério das Pescas de Angola, promoveu um seminário em Luanda sobre o tema Economia do Mar, desafios, oportunidades e riscos, de 27 a 29 de março.

A sessão de abertura contou com a presença da Ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, da Secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Augusta da Silva Martins, dos Diretores Nacionais das Pescas e da Aquicultura, Maria de Lourdes Sardinha e António José da Silva, respetivamente. Pela Universidade de Aveiro estiveram presentes Osvaldo Rocha Pacheco, Pró-reitor, e Rui Miranda Rocha, do Departamento de Biologia.

No decorrer desta visita da delegação da UA foram estabelecidas as bases de acordos bilaterais para o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos e estudaram-se mecanismos de apoio à formação de quadros angolanos da área da economia do mar, que poderão passar pelo apoio da UA à instalação da nova Academia de Pescas e de Ciências do Mar do Namibe e pelo acolhimento, em Aveiro, de estudantes de mestrado e doutoramento.

Texto: Lusa com UA