UA: Sessão de abertura do novo ano letivo 2018/19 realizou-se esta quarta-feira.

2018-10-03 16:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro (UA) promoveu hoje a sessão de abertura do ano letivo 2018/2019. A sessão realizou-se, ao inicio da tarde, no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria.

Este ano na sequência do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, Aveiro registou "números excecionais", realçou o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira. (com áudio)

Para o Reitor da Academia aveirense "a afirmação" da UA a nível nacional e internacional "passa pelo enriquecimento humano", assim, foram abertos em tempo recorde mais de 200 'Concursos' para o novo ano letivo "em tempo recorde e dentro da Lei", destacou, tendo sido celebrado um Contrato Programa com a Fundação para a Ciência e Tecnologia. (com áudio)

Paulo Jorge Ferreira fez referência, ainda, ao Programa de Bolsas de Doutoamento da UA. (com áudio)

A "afirmação" da UA 'reclama' “uma contínua renovação para atrair e renovar” os recursos humanos.

Na cerimónia procedeu-se à entrega de Bolsas aos melhores estudantes e encerrou com a entrega de 128 prémios e Bolsas de Mérito aos melhores alunos que ingressaram na Universidade. Este ano serão entregues 95 bolsas, o equivalente ao valor das propinas (1063.47 euros) aos estudantes que ingressaram na UA através do Concurso Geral de Acesso em primeira opção e com uma média igual ou superior a 175 pontos e 23 aos que mantiveram esse bom desempenho no último ano.

Foram atribuídos seis Prémios de Mérito aos estudantes com as melhores notas de ingresso no Mestrado Integrado de Engenharia Física (MIEF) da Universidade de Aveiro (UA) e três bolsas de estudo no valor da propina aos estudantes com as médias de acesso mais elevadas que ingressaram em primeira escolha na Licenciatura em Ciências do Mar da UA no ano letivo 2018/19.

A cerimónia ficou completa com a entrega do Prémio Fundação António Pascoal ao melhor aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro.

A UA regista, agora, mais 2100 alunos colocados nesta primeira fase. Os alunos com média superior a 18 "subiu 50 por cento", disse.

Tem mais 440 alunos estrangeiros, num universo de 14 mil estudantes, de 90 países.

 

(em actualização)