UA: Semana Aberta da Ciência e Tecnologia dinamiza região.

2015-10-27 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma Bancada Móvel de Ciências leva a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia às estações de comboios do Porto e Aveiro. Esta semana a Universidade de Aveiro (UA) antecipa o que se pode esperar da edição deste ano da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia em Novembro. A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA decorre de 23 a 27 de Novembro, estando as inscrições abertas até 13 de Novembro.

Hoje na Estação de Comboios de S. Bento (Porto), e nos dias 28 e 29 de Outubro, na Estação de Comboios de Aveiro, uma Bancada Móvel de Ciências vai possibilitar a qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou do nível de literacia científica, realizar várias atividades experimentais e conhecer explicações científicas para alguns fenómenos do quotidiano. A Bancada Móvel de Ciências é uma das muitas iniciativas que o Projeto Matemática Ensino (PmatE) tem vindo a promover para divulgar ciência, integrando um conjunto de atividades experimentais de impacto visual considerável, com recurso a materiais de uso comum e de fácil aquisição.

"Antecipar o que vai ser o nosso futuro, dando uma espreitadela à ciência e tecnologia que está a ser desenvolvida nos laboratórios da UA e conhecendo os cientistas que aí desenvolvem a sua atividade" é a proposta oferecida aos milhares de curiosos que se inscreverem na iniciativa. Durante a semana ainda vai ser possível “pôr as mãos na massa” e experienciar a sensação de ser um cientista, um engenheiro, um gestor ou um contabilista.

No Campus Universitário de Santiago ou do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) ou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA), são mais de uma centena as experiências, atividades laboratoriais, palestras, workshops, saídas de campo, espetáculos e exposições programadas para acolher os mais diversos públicos.

Crianças do pré-escolar e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário, estudantes do ensino superior ou público em geral estão todos convidados a inscrever-se e a participar nas mais variadas atividades que preenchem o programa da Semana.