UA reconhecida pelo Centro para os Rankings Universitários Mundiais.

2016-07-12 14:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é uma das melhores universidades do mundo. A garantia é dada pelo Centro para os Rankings Universitários Mundiais (CWUR) que coloca a UA entre as 600 mais importantes e prestigiadas instituições de ensino superior do planeta. A qualidade da educação e da formação que é dada aos estudantes, o prestígio dos membros das faculdades e a qualidade da investigação são alguns dos critérios que os especialistas do CWUR tiveram em conta na hora de escolher as mil universidades com mais peso no ensino e na ciência mundial. A lista é liderada pela Universidade de Harvard.

O CWUR tem em conta oito critérios, com destaque para o número de antigos alunos ou professores que recebem grandes prémios internacionais ou medalhas, bem como o número de antigos estudantes que chegam a CEO em grandes empresas de referência mundial.

Os especialistas do Centro pesam ainda a quantidade de artigos científicos publicados em revistas influentes, o número de trabalhos científicos citados por outros investigadores e as patentes registadas pelas universidades. Para além da UA, o ranking de 2016 coloca outras cinco universidades portuguesas entre as 600 melhores mundiais.

Presença assídua nos mais conceituados rankings internacionais, em abril deste ano a UA surgiu pela quinta vez consecutiva entre as 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos no ranking do periódico Times Higher Education (THE). Nessa lista, uma das mais importantes do mundo, a UA surgiu no lugar 83 da lista que tem em conta critérios como o ensino, o alcance internacional, as receitas provenientes da indústria/empresas, a investigação e as citações em revistas científicas.

Texto: UA