UA recebe novos alunos com piquenique na alameda.

2018-09-16 10:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O programa de acolhimento da Universidade de Aveiro agendou para esta segunda um piquenique de acolhimento aos novos alunos com a presença confirmada do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor.

A academia diz que será, provavelmente, o “maior piquenique académico do mundo”.

Com 800 toalhas de mesa estendidas no relvado da alameda central da Universidade de Aveiro (UA), onde vão almoçar os mais de 2000 caloiros da Academia, o piquenique é o ponto alto do programa de acolhimento aos novos estudantes.

Mas os números que justificariam uma candidatura ao Guinness podem aumentar já que o convite para ‘piquenicar’ foi também feito aos mais de 15 mil membros da comunidade UA.

Com a presença de três bandas a atuarem ao vivo, o mega piquenique tem início a partir das 9h30.

Com as atuações das bandas nacionais Primeira Dama, Da Chick e Sofá para Dois, o piquenique vai contar ainda com as palavras de boas vindas de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da UA.

O lanche é oferecido pela UA aos novos alunos. Aos restantes piqueniqueiros a UA lança o desafio: “tragam amigos e marmitas e juntem-se à festa”.

Com as toalhas estendidas naquele que é, provavelmente, o único local do mundo onde é possível ver num só olhar edifícios desenhados por dois vencedores do Prémio Pritzker, um galardão conquistado por Siza Vieira, autor do depósito da água e da Biblioteca da UA, e Eduardo Souto Moura, autor do Departamento de Geociências, e onde floresceram vários outros departamentos e unidades de investigação desenhados pelos mais afamados arquitetos portugueses da atualidade, do piquenique da alameda a Reitoria da UA quer fazer um momento de integração, convívio e partilha entre toda a comunidade académica.

“Com a chegada dos novos estudantes, há necessidade de proporcionar um espaço e um momento que permitam ampliar o relacionamento interno entre estudantes, docentes, investigadores e corpos técnicos. É ainda desejável que a receção dos novos estudantes seja organizada em torno de atividades lúdico-culturais pensadas e projetadas para promover o contacto entre todos e facilitar a integração dos recém-chegados”, aponta Paulo Jorge Ferreira.

Desta vontade nasceu a ideia da realização do piquenique na Alameda Central do Campus de Santiago aberto a toda a comunidade académica.

Paulo Jorge Ferreira deixa o convite: “A presença dos estudantes, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, dos seus núcleos de curso, culturais e desportivos, assim como de todos os restantes membros da comunidade que queiram participar na receção aos novos membros da academia, afigura-se particularmente importante para transformar este primeiro contacto com a Universidade num momento de convívio e de integração”.

Do programa de acolhimento que a UA preparou para receber os mais 2000 novos alunos, destaque ainda para as visitas aos departamentos e escolas politécnicas depois do piquenique cujo encerramento está previsto para as 14h30. Ao fim da tarde, pelas 17h00, tempo ainda para uma visita à Casa do Estudante onde a Associação Académica da UA tem preparada uma festa sunset.

No dia 19 de setembro será a vez de Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, saudar os novos estudantes da UA no Centro Cultural e de Congressos.