UA recebe encontro sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.

2018-03-21 07:35

Categoria: 

Concelho: 

"O Papel das Comunidades na Inovação Regional" é o tema do primeiro seminário do Programa CeNTER – Redes e Comunidades para a Inovação Territorial, promovido pela Universidade de Aveiro.

Enquadrando o primeiro momento público do CeNTER, este seminário tem como objetivo reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e informação sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.

Serão temas centrais as iniciativas inovadoras lideradas pelas comunidades, destacando-se o caso de Cabrum (Viseu), Transcudânia (Sabugal) e a Rede das Coisas Simples (Águeda), assim como um conjunto de redes com impacto na inovação territorial, como o PROVERE Termas Centro, o projeto Bikotels e a estratégia Recomeçar Idanha-a-Nova.

A moderação ficará a cargo de representantes da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e da Rede Ageing@Coimbra. Este evento terá ainda como oradores convidados, os professores Eduardo Anselmo Castro e Marlene Amorim (Universidade de Aveiro), e Conceição Carvalho (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

O seminário pretende contribuir para a identificação, debate e aprofundamento do conhecimento da Região Centro no que respeita às iniciativas, programas e redes com potencial de dinamização do território, que tenham por base as comunidades locais ou o seu forte envolvimento nos respetivos processos de inovação.

O Programa Integrado Redes e Comunidades para a Inovação Territorial (CeNTER) visa estudar e analisar as dinâmicas entre os diferentes atores regionais (instituições públicas, empresas e comunidades) envolvidos no desenvolvimento da Região Centro.

Pretende identificar os instrumentos de políticas públicas que melhor permitam a valorização dos recursos endógenos e a inovação territorial, a fim de promover o emprego e a qualidade de vida na Região.

O CeNTER é coordenado por Filipe Teles, professor do Departamento de Ciências Sociais, Politicas e do Território (DCSPT) e Pró-Reitor da UA.

Nele participam mais de 20 investigadores de vários departamentos e unidades de investigação da UA.

Sessão a partir das 14h na Sala de Atos Académicos do Edifício da Reitoria.