UA recebe encontro sobre intermodalidade nos transportes.

2019-09-13 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro vai acolher o encontro que define os papéis, objetivos e datas de concretização associados ao projeto de âmbito europeu PriMaaS, ganho este ano pela equipa do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.

Trata-se de um projeto que envolve a unidade de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da UA em conjunto com instituições de 7 países europeus.

A visão principal do projeto PriMaaS (Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens) é promover a integração de modos de transporte coletivos tradicionais com modos de transporte pessoais e inovadores, criando serviços de mobilidade equitativos, realmente focados nas necessidades dos cidadãos.

Instrumentos políticos regionais e nacionais devem ser adaptados de forma a promover uma abordagem intermodal integrando em pleno todos os serviços de transportes, nomeadamente usando dados sobre a oferta e procura de mobilidade a serem disponibilizados e coletados em tempo real.

O projeto PriMaaS tem o intuito de aumentar a colaboração inter-organizacional, aumentando a confiança entre parceiros-chave (autoridades dos transportes, operadores, fornecedores de serviços de mobilidade e organizações de defesa do consumidor).

Isto será alcançado com a realização de eventos que promovam a troca de experiências sobre o tema a nível regional e inter-regional.

O consórcio PriMaaS integra um conjunto de cidades e regiões de características heterogéneas, que são representadas por instituições com perfis complementares. Todos os parceiros irão cooperar, a fim de identificar as melhores práticas de gestão sustentável do sistema de transportes.

Jorge Bandeira assume que a partilha de experiências é decisiva na capacitação de sistemas. E do norte da europa chegam exemplos interessantes ao nível da mobilidade (com áudio)