UA recebe competições nacionais de ciência.

2015-05-11 11:36

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta segunda mais uma edição das competições nacionais de ciência. Segunda, quarta e quinta há Competições Nacionais de Ciência na UA a celebrar 25 anos. Uma exposição fotográfica, várias atividades paralelas e um formato jovem e inovador contribuem para manter a atualidade desta “grande festa do conhecimento”.

O objetivo do Projecto Matemática Ensino (PmatE) passa por desenvolver conteúdos e eventos ao serviço da promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.

É assente num espírito jovem e irreverente que o PmatE tem vindo a promover diversas iniciativas marcantes para todos quantos fazem parte do ensino: já foi de camião TIR às escolas (CAIXAmat); desenvolveu vários projetos de cooperação (OUTclass, Pensas@MOZ e CPLP nas Escolas); lançou um programa de comunicação e divulgação de ciência (Geração 2030); esteve na estrada com uma exposição itinerante de educação financeira (Educação + Financeira); promoveu encontros de professores em diversos distritos (OFA e AFI) e além-fronteiras (Bienal, Literacia Financeira), entre muitos outros notáveis eventos.

Depois das Competições Nacionais de Ciência em Rede, realizadas em fevereiro, em que participaram cerca de 11.000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, de escolas de todo o país, eis chegado o maior evento nacional e europeu do género - as Competições Nacionais de Ciência, que terão lugar até quinta na Universidade de Aveiro.

Nesta edição, o Complexo Pedagógico transformar-se-á numa Arena de Competições, onde milhares de alunos irão colocar à prova os seus conhecimentos nas áreas da matemática, português, química, física, geologia, biologia e literacia financeira.

O primeiro dia é dedicado aos mais pequenos (1º e 2º CEB) que irão participar nas provas diz3, nota+ e diz+; no segundo dia, os alunos do 3º ciclo realizarão as provas equamat, dar@língua, fisq e geonet; enquanto o último dia será reservado aos alunos do secundário que participarão nas provas mat12, fquest, fis12, gvida e bio12.