UA promove sessão "Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro".

2016-10-12 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai distinguir a atividade científica, académica e de gestão de um médico espanhol que contribuiu para o desenvolvimento das ciências médicas. A cerimónia de atribuição do título Doutor Honoris Causa ao professor Antonio Campos Muñoz realiza-se, esta quarta, a partir das 16h00, no auditório da Reitoria.

A esta cerimónia segue-se, às 17h00, uma sessão pública intitulada “Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro” onde intervêm os ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O programa do dia termina às 18h00, com a inauguração do edifício de Saúde da UA.

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa em Ciências Médicas a Antonio Campos Muñoz, professor catedrático da Universidade de Granada (Espanha) e dirigente do Grupo de Engenharia dos Tecidos da mesma Universidade, foi proposto pelo Departamento de Ciências Médicas como forma de homenagear a extensa atividade científica, académica e de gestão de um médico que contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento das ciências médicas na União Europeia, Espanha, Portugal, América Central e do Sul.

A sua investigação científica engloba a engenharia de tecidos, visando a produção de órgãos artificiais, incluindo córnea, pele, cartilagem, mucosa oral, entre outros. Impulsionou a engenharia de tecidos em Espanha e promoveu o primeiro programa doutoral nessa área e a sua incorporação em estudos médicos.

O programa do dia, que começa com a homenagem da UA ao Professor António Campos, prossegue, pelas 17h00, também no auditório da Reitoria, com a sessão pública “Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Portugal”.

Esta sessão, onde intervém o Presidente do Conselho Geral da UA, Professor Eduardo Marçal Grilo, inclui a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UA, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Câmara Municipal de Aveiro, a Administração Regional de Saúde do Centro e a Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Médicas), contando ainda com as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor, e Ministro da Saúde, Professor Adalberto Campos Fernandes.

A assinatura deste memorando de entendimento visa a criação de uma parceria estratégica sob a designação Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro para a qualificação da área da Saúde neste território, de uma forma concertada e que permita a junção das diversas valências, atribuições e capacidades dos subscritores.

A inauguração do edifício da Saúde, onde no Campus da Agra do Crasto, funciona a Escola Superior de Saúde e o Departamento de Ciências Médicas, acontece pelas 18h00, logo depois do descerramento da fotografia de Antonio Campos Muñoz na galeria “Doutores Honoris Causa da UA”.