UA promove mês dedicado à interculturalidade.

2018-05-02 15:00

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA), através dos Serviços de Ação Social e no âmbito da ação do seu Núcleo de Cooperação e Mobilidade Internacional, dedicará o mês de maio ao tema da Interculturalidade.

Com uma vasta programação sobre o tema, a UA quer contribuir para a reflexão sobre a importância do diálogo e partilha interculturais.

Com uma vasta comunidade internacional, proveniente de quase nove dezenas de países, a UA vive uma realidade multicultural muito vincada, deveras desafiadora e de grande potencial.

Conscientes dessa realidade e das oportunidades que o contexto faz adivinhar, importa manter esta matéria no foco das atenções. É nessa perspetiva que este programa foi desenvolvido pelos Serviços de Ação Social.

Subordinado ao tema “UA Intercultural”, todo um vasto leque de iniciativas que de alguma forma se relacionam com esta temática e que foram propositadamente planeadas para o integrarem ou, não o tendo sido, se encontram previstas desenvolver nos vários campi da Universidade durante o mês de maio, serão aqui referenciadas.

Quer se enquadrem no âmbito do trabalho académico, das atividades das diversas estruturas orgânicas e de outras forças vivas da UA, quer tenham surgido a partir de parcerias com entidades e organizações externas, todas serão bem-vindas.

Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para a reflexão sobre a importância de uma sociedade que promove o diálogo entre culturas, a tolerância, a pluralidade, que fomenta a consolidação de valores comuns e o respeito pela diversidade e pela diferença. Estimular a partilha de experiências, a construção de pontes, a convivência entre pares, o conhecimento do outro e o perceber o alcance que esta vivência pode comportar, revela-se um exercício desafiante mas essencial.

São mais de oito dezenas de iniciativas, num programa diversificado, envolvendo mais de duas dezenas de parceiros que aguardam a participação ativa de públicos heterogéneos desde a comunidade académica à sociedade civil em geral.

O programa contará com atividades de caráter social, académico, cultural, lúdico, desportivo, tais como exposições, debates/tertúlias, conferencias, torneios desportivos, aulas abertas, gastronomia tradicional, concertos, ciclo de cinema, apresentação de livros e documentários, concursos de fotografia, workshops, entre outras.

O programa da iniciativa pode ser visto em www.ua.pt/uaintercultural