UA promove conversas e sessões sobre futuro na Academia.

2017-05-09 22:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro abre portas ao UA Open Future, esta quarta, entre as 18h00 e as 21h00, com diretores de curso, professores e atuais e antigos estudantes de 2º ciclo à disposição para apresentar cada um dos mestrados da UA.

Entre a música do DJ Peixinho, a atriz Filomena Cautela e o empresário Benjamim Santos juntam-se aos convidados da UA para debater quais são, afinal, as competências valorizadas pelo mercado de trabalho.

Em três dias serão apresentadas 8 mil sessões de experiências científicas, uma mostra com 4 dezenas de projetos tecnológicos da UA e muitas conversas com cientistas.

Os participantes vão poder ouvir música, cantar, fazer teatro e experimentar cantinas, complexos desportivos e residências universitárias. E porque há mais vida na UA para além das salas de aula, até um furo na bicicleta se vai aprender a remendar.

“O UA Open Campus vai mostrar a UA, não só através das inovações tecnológicas ou das investigações científicas, mas também através da experiência e vivência de todo o Campus universitário”, aponta Gonçalo Paiva Dias.

O Vice-reitor da UA responsável pela área académica lembra que à espera dos participantes está, por exemplo, a oportunidade de integrarem um ensaio de uma tuna académica e do grupo de teatro universitário GrETUA, de almoçarem nas cantinas ou de visitarem um Campus edificado pelos mais conceituados arquitetos contemporâneos portugueses.

Os encontros vão decorrer num espaço tenda instalado em frente à Reitoria. Aí os participantes poderão participar numa Conversa Improvável cujo tema rumará ao futuro.

O momento, que contará com a participação da atriz e apresentadora Filomena Cautela, do fundador e CEO da Indasa Benjamim Santos, do politólogo Carlos Jalali, da bióloga Milene Matos e de Francisco Mendes, antigo aluno e co-fundador da empresa Beeverycreative, a pioneira em Portugal a produzir impressoras 3D, vão levar a audiência rumo à partilha das competências valorizadas pelas empresas ou da sinalização dos ingredientes necessários para se atingir o sucesso académico e profissional.