UA promove concurso e exposição internacionais de ilustração científica e naturalista “Rio Minho, biodiversidade e artes de pesca":

2020-04-02 14:15

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório de Ilustração Científica (LIC) e o Núcleo de Alterações Climáticas e Ativos de Biodiversidade (NACAB), do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), criam e organizam o concurso e exposição internacionais de ilustração científica e naturalista “Rio Minho, biodiversidade e artes de pesca”, no âmbito do Projeto Cooperminho - Gestão e Valorização da Produtos de Pesca do Rio Minho.

O projeto, aprovado no âmbito do Programa MAR2020, é liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, envolvendo ativamente a Universidade de Aveiro e também a do Porto.

Este projeto tem como objetivos maiores a valorização dos recursos piscícolas do rio Minho e do património socio­cultural associado, bem como a promoção da sustentabilidade dos recursos explorados. A iniciativa agora lançada constitui mais um contributo para estes objetivos.

“O rio Minho e seu estuário outrora foram considerados os viveiros piscícolas de Portugal, graças à elevada biodiversidade e rica variedade de peixes com valor económico. É um rio minhoto que influencia e molda, de modo marcante, as gentes dos vales em que corre, como os costumes e as tradicionais artes de pesca - caso das impressionantes pesqueiras”, refere Ulisses Azeiteiro, coordenador do Cooperminho na UA e professor do Departamento de Biologia nesta universidade.

As pesqueiras são estruturas em pedra para captura de peixe. Visto como um santuário da vida selvagem, o rio Minho está classificado como Sítio de Interesse Comunitário (SIC) e o seu estuário como Zona de Proteção Especial (ZPE), no âmbito do plano setorial da Rede Natura 2000 (rede ecológica europeia de conservação de habitats e respetiva biodiversidade, que aqui toma a designação de Sítio Rio Minho).

 

Promover a biodiversidade selvagem, o Homem e seus costumes

O concurso internacional “Rio Minho, biodiversidade e artes de pesca” e subsequente exposição decorrem no âmbito do X Simpósio Ibérico Sobre A Bacia Hidrográfica do Rio Minho & Seminário Cooperminho. ~

“São eventos que visam promover a biodiversidade selvagem ligada ao rio Minho, com especial relevância para os seus peixes, bem como toda a restante fauna e flora que caracterizam e/ou utilizam a sua galeria ripícola”, explica o coordenador destas ações, Fernando Correia, também diretor do Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia da UA.

“O Homem e seus costumes não são de todo esquecidos e especial atenção é também dada às artes de pesca típicas do Minho, as quais são utilizadas desde tempos remotos. De caminho, também queremos dar a conhecer e promover o trabalho de ilustradores nacionais e internacionais que se dedicam a promover a natureza através da sua arte e ciência”, acrescenta do docente.

O regulamento bem como a ficha de inscrição (a preencher para cada obra submetida a concurso), podem ser acedida em https://aquamuseu.cm-vncerveira.pt/pages/860, em português ou em inglês.

Os participantes poderão ser ilustradores profissionais e/ou amadores, portugueses ou estrangeiros maiores de 18 anos. Os trabalhos deverão ser ilustrações originais que sejam esteticamente apelativas e também cientificamente credíveis e corretas. As distinções (1º, 2º e 3º prémios e três citações de mérito) serão decididas por um júri.

O envio dos trabalhos a concurso deve ser feito até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2020. Os autores das obras selecionadas para a exposição serão informados entre os dias 14 e 16 de setembro. A divulgação dos premiados será feita a 25 de setembro, no decorrer do X Simpósio ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.

 

Texto e foto: UA