UA promeve nova sessão dedicada às eleições Europeias.

2019-05-12 17:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro promove, esta segunda, um debate com cidadãos, sob o tema “Os jovens nas eleições europeias: o que nos preocupa?”.

Este evento terá a presença de Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal e decorrerá, a partir das 14h, no auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria dos Serviços de Ação Social).

O Dia da Europa festeja-se a 9 de Maio em toda a União Europeia, para celebrar a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

Neste ano é particularmente pertinente a discussão dos interesses dos jovens, uma vez que no dia 26 de maio decorrem as eleições para o Parlamento Europeu.

Os alunos de economia (DEGEIT) e ciências políticas (DCSPT) da Universidade de Aveiro juntam-se à celebração do dia da Europa com a organização de um programa de atividades durante a tarde desta segunda.

O programa das comemorações inclui uma exposição e um diálogo com cidadãos, aberto ao público em geral. O tema das celebrações será “Os jovens nas eleições europeias: o que nos preocupa?”.

Às 14h00 será inaugurada uma exposição de cartazes que resultam de um desafio aos estudantes.

A exposição estará patente no espaço E24 durante a semana de 13 a 17 de maio. A partir das 14h15 decorrerá o “Diálogo com os cidadãos”, com a presença de Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, no auditório Mestre Hélder Castanheira e com transmissão em direto em https://youtu.be/F7ynuSlzky8.

Este evento é uma organização conjunta da responsável da unidade curricular “Economia Europeia” - Marta Ferreira Dias, do Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro, com o apoio do Centro de Informação Europe Direct de Aveiro.