UA prepara programa para celebrar Dia dos Oceanos.

2018-06-02 10:18

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (CESAM) vai celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de junho, com um ciclo de palestras sobre o impacto das alterações climáticas nos ecossistemas e recursos marinhos.

Do programa consta um passeio de bicicleta até ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, para visitar o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar.

A iniciativa é composta por um ciclo de quatro palestras com a duração aproximada de 20 minutos cada, que terá lugar no anfiteatro do Departamento de Biologia a partir das 14h30.

Aborda o impacto do setor dos transportes nas alterações climáticas (Margarida Coelho, Departamento de Engenharia Mecânica); a influência das alterações globais na margem Ibérica: presente e futuro (Jesus Dubert, Departamento de Física); a acidificação e aquecimento oceânico: ameaças ao desenvolvimento sustentável da maricultura de moluscos (Susana Galante-Oliveira, Departamento de Biologia) e o lixo marinho num cenário de alterações globais: novos desafios para os oceanos (Miguel Oliveira, Departamento de Biologia).

Após o ciclo de palestras, está previsto um passeio de bicicleta até ao ECOMARE para visitar o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar.