UA manifesta pesar pelo falecimento de Ministro da Educação de Timor.

2015-06-03 09:54

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro manifesta pesar pelo falecimento de Fernando Araújo “La’Sama”, Ministro Timorense da Educação com quem a Academia aveirense colaborou no âmbito dos programas de ensino. Em outubro de 2012, então Vice-Primeiro-Ministro, recebeu no Palácio do Governo Isabel P. Martins e Ângelo Ferreira, coordenadora executiva e coordenador-adjunto do projeto “Falar Português – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste” (conceção de um Plano Curricular e de Programas, Manuais do Aluno e Guias do Professor para 10º, 11º e 12º anos, para cada disciplina) e, simultaneamente, responsáveis na Universidade de Aveiro pelo acompanhamento e supervisão científico-pedagógica do Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP - formação de formadores para o Ensino Secundário e formação de professores em língua portuguesa).

Nessa reunião o Vice-Primeiro-Ministro manifestou “muito empenho na Educação”, considerando-a como “motor de desenvolvimento e libertação de Timor”, tendo apoiado explicitamente o trabalho desenvolvido ao nível do currículo e, especialmente, dos materiais didáticos, tendo ainda sublinhado a necessidade de apostar na formação de professores.

Quis ainda saber como seguiam os percursos dos estudantes timorenses em Aveiro e a cooperação com a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, pois considerava prioritária a formação de quadros superiores de elevada qualidade, não apenas técnica, mas também humana.

A UA lembra “um homem que dedicou a sua vida à luta pela independência”. La’Sama, nome de código, foi fundador e secretário geral da RENETIL, organização juvenil da luta clandestina, tendo sido preso em 1991. Foi contemporâneo de Xanana Gusmão na cadeia de Cipinang (Indonésia), onde passou seis anos e quatro meses.

Deputado pelo Partido Democrático, que fundou, foi eleito Presidente do Parlamento Nacional em 2007. Em 2008, quando José Ramos-Horta foi baleado e teve de ser hospitalizado, substituiu-o como Presidente da República interino durante dois meses. No V Governo Constitucional, em 2012, assumiu o cargo de Vice-Primeiro-Ministro. Atualmente, ocupava os cargos de Ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro da Educação.

Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, apresentou condolências à Família.