UA lidera número de pedidos de patente de invenções nacionais.

2024-04-12 17:36

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) lidera a lista das entidades com o maior número de pedidos de patente de invenções nacionais, segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), destacada com 34 pedidos.

A NOS Inovação é a entidade que surge em segundo com 26 pedidos.

Quanto aos Pedidos de Registo de Design Nacional, a UA surge em quarto lugar, com quatro pedidos.

O INPI refere, no relatório deste ano que, relativamente aos Direitos de Incidência Tecnológica - Patentes, Modelos de Utilidade, Certificados Complementares de Proteção e PCT (Patent Corporation Treaty, pedido de patente internacional) em fase nacional, que inclui os Pedidos de Registo Invenções, se revelou um ligeiro decréscimo face ao período homólogo (de 2022 para 2023).

A UA volta a destacar-se no que diz respeito à proteção dos seus resultados de investigação através do registo de pedidos de direitos industrial, afirmando-se como um centro de investigação de excelência.

Na lista de requerentes de Pedidos de Invenções Nacionais, números de 2023, liderada pela UA, a instituição de ensino superior que aparece a seguir na lista é a Universidade do Porto, ocupando o terceiro lugar, com 24 pedidos. Segue-se a Universidade de Coimbra, em quarto lugar, com 20 pedidos.

Salienta-se que estes indicadores apenas refletem os processos em que cada instituição é o primeiro requerente.

Na região Centro, em 2023, foi registado um total de 51 pedidos nas modalidades Patente, Modelo de Utilidade, Certificado Complementar de Proteção e PCT entrados em Fase Nacional.

O relatório do INPI refere, na via nacional do Design, uma diminuição de 21,2,% no número de pedidos (182) e de 22,6% no número total de objetos (813).

Artur Silva, Vice-reitor para a Investigação na UA, comenta: “Este desempenho só é possível devido ao trabalho feito pelos investigadores da UA. Gostaria de agradecer o esforço feito no sentido de garantir a proteção dos resultados de I&D da nossa Universidade, permitindo, também neste aspeto, o reconhecimento do nosso valor. Aproveito ainda para desafiar os membros da UA a procurarem a UACOOPERA, para que possamos continuar o caminho feito até à data”.

A UACOOPERA assegura a interface da UA com o exterior, tendo como função promover uma cultura de inovação e de transferência de conhecimento e apoiar a Academia na resolução dos problemas e na resposta aos desafios das empresas e da sociedade no geral, valorizando o conhecimento gerado e potenciando o cumprimento da sua Terceira Missão (cooperação com a sociedade).