UA: José Carlos Pedro conquista um dos maiores prémios mundiais para professores.

2016-06-14 23:16

Categoria: 

Concelho: 

José Carlos Pedro, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), foi distinguido com o prémio 2016 Distinguished Educator Award da IEEE Microwave Theory and Techniques Society. A distinção atribuída pela mais importante e representativa organização mundial de promoção do conhecimento nos campos da engenharia eletrotécnica e eletrónica, premeia José Carlos Pedro pelo trabalho enquanto professor e investigador na área da eletrónica de radiofrequência.

No valor de 2500 dólares, o Distinguished Educator Award da IEEE é o mais importante prémio que a maior organização de engenharia do mundo, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), atribui a um professor do ensino superior pelas suas qualidades como docente, mentor e exemplo a seguir. Esta é a terceira vez que o IEEE distingue José Carlos Pedro. Em 2007 o investigador foi eleito IEEE Fellow Member e, em 2014, nomeado pela mesma associação como DML.

“Para alguém como eu que, mesmo num tempo em que todo o mérito académico parece ser medido pelo número de artigos, se tem batido pelo reconhecimento do impacto da nossa atividade como instrutores e divulgadores de ciência, é um dos mais importantes reconhecimentos que já recebi”, congratula-se José Carlos Pedro.

Para além disso, refere o docente, “a sua atribuição a um docente português de ensino público, cujas condições são incomparáveis às proporcionadas a muitos colegas das mais famosas universidades norte americanas, é digno de menção, devendo encher-nos a todos de orgulho pessoal e institucional”. Na verdade, diz, “vem provar que, mesmo no que se refere à atividade docente, algumas escolas portuguesas estão, em certas áreas, ao nível do que melhor se faz no mundo académico”.

Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela UA, em 1985, e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, também pela academia de Aveiro, em 1993, José Carlos Pedro é atualmente professor catedrático no DETI e cientista no IT, unidade de investigação da UA onde chefia o grupo de Sistemas e Circuitos de Rádio-Comunicações.

Autor, ou coautor, de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais, em 2007 o investigador foi eleito IEEE Fellow Member com a citação “For contributions to the nonlinear distortion analysis of microwave devices and circuits”, uma das maiores distinções que um engenheiro eletrotécnico pode receber a nível internacional.