UA entre as melhores Universidades do Mundo com menos de 50 anos.

2015-04-30 11:42

Categoria: 

Concelho: 

As universidades do Minho, Aveiro e Nova de Lisboa figuram no ranking das 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos, divulgado esta quarta-feira pela revista "Times Higher Education". A Universidade de Aveiro surge no 69º lugar (mais dez do que em 2014), seguida da Nova de Lisboa, que desceu duas posições, para a 89ª. 

Num ranking elaborado com base em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, número de citações em revistas científicas, projeção internacional e inovação, a Universidade do Minho surge em 64º lugar a nível mundial, uma subida de onze posições relativamente ao ano passado e que faz desta a instituição portuguesa com melhor classificação. 

O editor da Times Higher Education, Paul Baty, considera que o país está no bom caminho e tem conseguido resultados animadores: "É encorajador que Portugal, que não está representado no top 200 das melhores universidades do mundo, consiga ter três neste ranking das melhores instituições com menos de 50 anos. Duas (Minho e Aveiro) fizeram progressos e conseguiram subir na tabela, o que é um bom indicador para o futuro do país".

Este ano, pela primeira vez, o ranking é liderado por uma universidade suíça (École Polytechnique de Lausanne). De resto, o top 5 é todo dominado por instituições de ensino superior do sudeste asiático, nomeadamente da Coreia do Sul, de Hong Kong e de Singapura.