“A UA e eu próprio guardamos de José da Silva Lopes gratíssimas memórias” - Reitor da Universidade de Aveiro.

2015-04-08 11:28

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro destaca a figura de José da Silva Lopes como membro do primeiro Conselho de Curadores da UA. O economista que faleceu na semana passada tinha integrado o primeiro Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro desde 2009 a 2014. Foi curador com Murteira Nabo, Renato Araújo, Isabel Jonet e Ricardo Salgado. José da Silva Lopes faleceu a 2 de abril, após um período de hospitalização. “A UA e eu próprio guardamos dele gratíssimas memórias”, refere o Reitor da UA, Manuel António Assunção.

“Serviu a UA, na qualidade de membro do primeiro Conselho de Curadores que instalou o regime fundacional nesta instituição de ensino superior. Como era seu timbre, fê-lo com exemplar profissionalismo e grande sentido de serviço público. Foi um privilégio e um gosto privar com tal vulto, usufruir da sua inteligência e do seu sentido de humor”, afirma o Reitor da UA.

José da Silva Lopes, licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004, recebeu ainda, em 2003, das mãos do Presidente da República, a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Como jovem economista, no final dos anos 50, participou nas negociações de adesão de Portugal à EFTA. Foi docente universitário, administrador da Caixa Geral de Depósitos e diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Finanças entre 1969 e 1974. Nesta última qualidade desempenhou as funções de chefe-adjunto das negociações do Acordo de Comércio Livre com a CEE de 1972. Ocupou o cargo de Ministro das Finanças entre 1974 e 1975, ano em que desempenhou ainda funções de Ministro do Comércio Externo, voltando a ocupar o cargo de Ministro das Finanças durante o ano de 1978. Entre 1975 e 1980 foi Governador do Banco de Portugal. Assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do Montepio Geral em 2004. E Membro do conselho de administração da EDP Renováveis.