UA e Câmara de Aveiro dão as boas vindas aos estudantes internacionais

2019-02-12 11:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os estudantes internacionais da Universidade de Aveiro (UA) vão ser recebidos pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) numa sessão de boas vindas. Durante o encontro, que se realiza esta quarta-feira, a partir das 17h00, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, CMA, Reitoria, Associação Académica da UA e a associação Erasmus Student Network vão assinar um protocolo de colaboração para aprofundar o conceito “Estudar e Viver em Aveiro”.

Com o protocolo, a UA quer reforçar nos estudantes internacionais “a vivência da vida académica na sua plenitude, com a participação ativa e positiva nas dinâmicas do quotidiano das diversas comunidades, num contexto intercultural bem vincado, tolerante e de respeito pela diversidade, será enriquecedor para todos e reforçará, em particular, o sentido de pertença à cidade e à UA que perdurará no tempo”.

Com esse objetivo, e a pensar dos estudantes que vieram para Aveiro de todos os cantos do mundo, estão já previstas para o segundo semestre deste ano letivo várias atividades de interesse sociocultural e que constituem diferentes experiências e formas de conhecer e sentir a cidade e a região.

As atividades incluem, entre outras, visitas guiadas ao Museu de Aveiro, à Marinha da Troncalhada e ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental, a participação em eventos emblemáticos como é o caso da Feira de Março, passeios pela via ecológica ciclável ou provas de sabores da gastronomia local.

Colocar a Universidade, a cidade e a região a darem, numa só voz, uma resposta integrada e multidimensional no acolhimento aos estudantes internacionais da UA é o grande objetivo do documento.

A sessão de boas vindas, para além das intervenções de José Ribau Esteves, presidente da CMA, de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de António Alves, presidente da AAUAv, e da assinatura do protocolo, inclui ainda vários momentos culturais protagonizados pelos estudantes de uma academia com mais de 90 nacionalidades presentes na respetiva comunidade.