UA divulga programa da NATO que incentiva startups a trabalhar no setor da defesa.

2023-06-24 09:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe uma sessão de informação sobre as oportunidades da NATO para apoiar ideias e tecnologias disruptivas e aplicação de duplo-uso, civil e militar, nas áreas da resiliência energética, partilha segura de informação ou deteção e vigilância.

Esta iniciativa surge da parceria com a idD Portugal Defence, a Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional e o Instituto de Telecomunicações e tem apoio institucional da Startup Portugal.

Está marcada para dia 30 de Junho.

A sessão de apresentação sobre os financiamentos realiza-se pelas 10h30, na Sala do Senado e destina-se a todos os empreendedores, desde start-ups a empresas já estabelecidas, e que forneçam soluções de tecnologia diruptiva nas áreas da resiliência energética, partilha segura de informação ou deteção e vigilância.

Apresentam-se instrumentos para detetar e apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Um desses instrumentos é o Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA), programa de aceleração que em 2023 lançará três desafios, nas áreas da resiliência energética, da partilha segura de informação e da deteção e vigilância. A partir de 2024 serão lançados 10 desafios por ano.

O DIANA financiará as 10 melhores soluções de cada desafio com 100 mil euros durante os primeiros seis meses para apoiar o desenvolvimento e demonstração tecnológica, facilitará o acesso a mais de 90 centros de teste e promoverá o contacto com investidores e utilizadores finais para suportar a transição e adoção de tecnologia.

As duas melhores soluções em cada desafio receberão um financiamento adicional de 300 mil euros durante mais seis meses. As candidaturas de 2023 estão abertas até 25 de agosto.