UA distingue Olga Roriz com Honoris Causa. Marcelo Rebelo de Sousa preside à cerimónia.

2017-12-14 07:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença na celebração dos 44 anos da Universidade de Aveiro.

A cerimónia vai ficar marcada pela entrega da mais elevada distinção académica (Doutor Honoris Causa) à bailarina e coreógrafa Olga Roriz. Marcará presença na cerimónia, agendada para esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 11h00, no auditório da Reitoria, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A proposta de atribuição partiu do próprio Reitor, Manuel António Assunção. “Razão, dimensão social, emoção são facetas indispensáveis na vida de cada indivíduo. Por isso, decidimos que o 44° Aniversário enfatizasse essa componente da emoção. O doutoramento Honoris Causa de Olga Roriz sublinha essa atenção para as emoções e para o sentir que importa não descurar”.

Para Manuel António Assunção, a Arte é uma fonte emocional por excelência e não importa que a dança não esteja incluída na oferta curricular, pelo contrário. “Não ensinamos tudo mas precisamos, também, de enaltecer o que está fora do nosso âmbito de intervenção mais estrito. Porque é, igualmente, imprescindível à nossa vida em sociedade e enquanto comunidade académica. Ao atribuir-lhe o grau Honoris Causa não só estaremos a cumprir um ato de enaltecimento ao talento, a todos os títulos justíssimo, como estaremos a associar à UA o prestígio e a reputação que o nome de Olga Roriz, impreterivelmente, acarreta. Algo que fazemos com a emoção, própria e profunda, de um Campus que Sente”.

Para além da atribuição do Doutoramento Honoris Causa e das habituais intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica da UA, Xavier Vieira, o programa das comemorações integra, ainda, a apresentação do livro "Universidade de Aveiro: Causa Honoris”, pelo antigo Reitor da UA Victor Gil.

"Universidade de Aveiro: Causa Honoris” compila os discursos e as fotos de todos os doutoramentos honoris causa atribuídos pela UA ao longo dos anos, permitindo fazer uma reconstrução de todo esse trajeto. Como refere o Reitor, “os doutoramentos Honoris Causa (…) são momentos muito significativos da vida de uma Universidade. Por eles perpassam ideias, perceções, olhares de dentro e de fora, questionamentos, traços de estratégia institucional mais ou menos explícitos, programas de ação, realizações. A par da solenidade (…) estão presentes variadíssimos elementos que permitem caracterizar o pulsar da instituição: o que a move e o que a preocupa, de onde vem e para onde se quer dirigir. Os discursos que ajudam a dar forma aos doutoramentos honoríficos compõem, assim, uma série de fotografias datadas, cuja leitura permite reconstruir o trajeto já feito e aquele que se antecipa fazer”.

Ao lançamento do livro segue-se a entrega do Prémio Literário Aldónio Gomes a Manuel Pereira da Costa (com pseudónimo literário de Manuel Córrego), autor da peça “O Inquisidor-Geral - Relicário com 16 estações”.

São 35 os estudantes da UA que vão receber no dia 15 de dezembro outros tantos prémios em reconhecimento pelo respetivo sucesso académico. As distinções contam com o patrocínio de cerca de 20 empresas e instituições parceiras que, mais uma vez, se associam à academia de Aveiro para sublinhar a importância do mérito e do sucesso nos estudos.

A cerimónia, que pode ser acompanhada em direto via webcast em https://videocast.fccn.pt/live/ua/44anos, encerra com a intervenção do Presidente da República.

À noite, a partir das 21h30, no Teatro Aveirense, a Orquestra Filarmonia das beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, assinala o seu 20º aniversário, a quadra natalícia e o 44º aniversário da UA, com um concerto que inclui obras de Felix Mendelssohn e Joaquin Rodrigo e a participação do guitarrista Pedro Rodrigues. Os bilhetes estarão à venda no local, sendo que a receita do concerto reverte para bolsas de estudo da Universidade.