UA debate projeto sobre uso de biomassa na proteção de solos.

2023-06-14 07:29

Categoria: 

Concelho: 

O anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro acolhe o seminário “Gestão e valor da biomassa em espaços rurais: biochar como vetor de Economia Circular”.

Esta quarta, a partir das 9h00 fala-se da prevenção de incêndios florestais e de novos modelos de negócio que podem ser alcançados a par da melhoria da qualidade dos solos e no combate à desertificação.

A equipa do projeto “BioValChar- Valorização sustentável de biomassa residual para biochar” realiza uma sessão na UA dedicada à interação com atores empresariais.

O projeto BioValChar (https://biovalchar.web.ua.pt/) procura responder aos desafios relacionados com a valorização da biomassa florestal residual de baixa qualidade através da sua valorização por pirólise - decomposição termoquímica a temperaturas relativamente baixas, na ausência de oxigénio - para produzir biochar.

Este produto pode ser posteriormente aplicado em solos florestais e agrícolas para aumentar a sua qualidade agronómica, reduzindo as necessidades de irrigação e fertilizantes, com as respetivas vantagens económicas associadas.

Esta abordagem permite reciclar carbono e nutrientes e criar sinergias entre gestão florestal, prevenção de incêndios, melhoria da qualidade do solo e desenvolvimento rural, sob os princípios da Economia Circular.

A biomassa florestal residual inclui vegetação altamente inflamável, tal como tojo, giesta e espécies invasoras, como as acácias, cuja proliferação e acumulação promove a ocorrência de incêndios florestais.

Para além dos impactos negativos na economia rural e florestal, os incêndios são também um vetor de desertificação e de degradação da qualidade dos solos.

Entre os objetivos do projeto BioValChar, encontra-se em desenvolvimento um protótipo móvel integrado para produção contínua de biochar a partir de biomassa florestal residual com autonomia energética e demonstração dos benefícios da aplicação do biochar resultante em solos florestais e agrícolas. Desta forma, é incentivada a prevenção de incêndios florestais através da recolha e valorização da biomassa que é atualmente problemática no espaço rural.

O projeto BioValChar foi aprovado no concurso de projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais FCT - 2019.

Abertura do seminário às 9h15 com intervenções de Luís Tarelho, professor do UA, coordenador do projeto BioValChar e Artur Silva, Vice-reitor da UA.