UA debate preservação e revitalização das Casas Gandaresas para o turismo.

2020-01-22 08:12

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe esta tarde o Seminário "Turismo, Património e Arquitetura Vernacular".

Este Seminário tem como objetivo identificar sinergias entre o turismo e o património enquanto fatores de preservação da arquitetura vernacular em territórios de baixa densidade.

Pretende ser um espaço de partilha de ideias e discussão sobre o tema, através de um focus group.

As autarquias locais do “coração da Gândara” (Vagos, Mira e Cantanhede), em parceria com a Universidade de Aveiro, propõem-se lançar as bases de um processo de preservação e revitalização das Casas Gandaresas, conferindo-lhe novas funcionalidades, onde os setores do turismo, da cultura e da educação assumem particular relevância.

São convidados deste seminário representantes de entidades nacionais, regionais e locais no âmbito do turismo.

Autarcas de Vagos, Mira e Cantanhede e representantes de entidades dedicadas à promoção do turismo estão entre os oradores.

Este seminário integra-se no âmbito do Projeto Gândara TourSensations que tem como objetivo estruturar uma rede de unidades de alojamento local ancorada nas Casas Gandaresas (identidade exclusiva e com marca própria), integrando-a nas ofertas turísticas da região, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos da região da Gândara, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/longo prazo.

Os trabalhos arrancam às 14h no anfiteatro 10.1.3 do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.