UA de luto por falecimento do fundador do laboratório de microbiologia.

2016-01-07 10:39

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro está de luto pelo falecimento de António Correia (1956-2016). O professor é considerado figura “marcante” para várias gerações de alunos de Biologia na UA. Professor catedrático do Departamento de Biologia (DBio) e coordenador do MicroLab, laboratório de Microbiologia, António Correia faleceu neste início de semana. Reitor e diretor do DBio “lamentam perda do cientista, amigo, gerador de consensos, determinado nas suas convicções e empenhado na causa da UA”.

Fundou e liderava o Laboratório de Microbiologia (MicroLab), atualmente com mais de 40 membros. Coordenou vários projetos de investigação, desenvolvendo trabalho reconhecido internacionalmente. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas da especialidade e vários capítulos de livros. Orientou inúmeros alunos de graduação e pós-graduação.

O Reitor da UA, Manuel António Assunção, lamentou a perda do amigo, do cientista empenhado na melhoria da qualidade de investigação e do ensino da UA, gerador de consensos e determinado na sua convicções.

“Partiu alguém que ajudou a edificar o projecto da Universidade de Aveiro durante 32 anos. Alguém que foi reconhecido pela sua paixão pelo ensino e pela qualidade das suas aulas; e que será lembrado por tantas e tantos estudantes que tiveram o privilégio de conviver com o seu entusiasmo e a sua dedicação. Alguém que, através da fundação e da liderança do Laboratório de Microbiologia - hoje com mais de 40 elementos -, mostrou perceber bem a importância da pesquisa, ao mais alto nível, para o sucesso da UA. Foi um docente e um investigador sempre presente, assumindo-se como um exemplo de grande responsabilidade institucional.”

“Equilibrado, calmo, com o sentido de vida e estratégico que lhe era dado pelo que transportava consigo desde 2000, assim era o António Correia desde que o conheci. Tornou-se meu amigo pessoal e o meu principal confidente e estratego para as questões da vida profissional. Muito do que é, e será, o DBio resulta da consensualização sempre procurada e feita entre os dois.”, afirma Amadeu Soares, diretor do Departamento de Biologia.

O corpo está em câmara ardente na Capela Mortuária da Igreja Paroquial de Linda-a-Velha, Lisboa, seguindo esta tarde, pelas 15h30, para o crematório de Barcarena.