UA assinala chegada do novo ano chinês.

2018-02-17 07:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Confúcio da UA comemora chegada do novo ano chinês este sábado, entre as 10h00 e as 13h00, com atividades no Mercado Manuel Firmino.

Haverá vários momentos de dança chinesa, dança do dragão, um espetáculo de música tradicional chinesa, demonstração de artes marciais e uma mostra gastronómica e cultural.

Decorrem, ainda, ateliês de caligrafia, de teatro de sombras e de Jogos tradicionais chineses (com prémios para os participantes).

No dia 3 de março, entre as 14h00 e as18h00, o IC-UA celebra o Festival das Lanternas em S. João da Madeira, com um programa idêntico ao oferecido em Aveiro, por ocasião dos festejos do Novo Ano Chinês.

As festividades do Ano Novo chinês começam em dia de Lua Nova e terminam no dia da lua cheia, duas semanas depois, com a celebração do Festival das Lanternas.

Em 2018, o Ano Novo Chinês celebra-se, sob o signo do cão na passagem do dia 15 para o dia 16 de fevereiro. Durante as festividades, as pessoas acendem lanternas vermelhas, penduram-nas diante da porta principal e lançam ainda fogo-de-artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.

Neste dia, é comum as crianças serem presenteadas pelos mais velhos com um envelope vermelho contendo dinheiro. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte e de paz para o ano novo.