UA apresenta Plataforma Tecnológica da Floresta.

2015-05-06 08:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro apresenta, esta quarta, a Plataforma Tecnológica da Floresta que procura reforçar a ligação da UA às empresas do setor. Transferir o conhecimento e os meios tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Aveiro para o setor empresarial ligado à floresta é a grande missão da Plataforma Tecnológica da Floresta (PT Floresta).

Abordagens às questões relacionadas com a produção florestal, o melhoramento de espécies, as doenças da floresta ou o impacto ambiental das atividades de exploração florestal e de proteção da floresta são algumas das apostas presentes no caderno de encargos da PT Floresta.

A UA lembra que a floresta é um dos eixos da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, nomeadamente para a Região Centro, considerando que "é de extrema importância que as instituições de I&DT se articulem com o setor empresarial, e com a sociedade em geral, no sentido de dar resposta a este desafio determinante para o desenvolvimento da região e do país".

A Região Centro é onde se concentra parte importante deste recurso natural com forte implantação de indústrias deste setor e a PT Floresta enquadra-se na aposta da UA em reunir competências internas direcionadas para setores-chave da economia regional e nacional, com o intuito de dar uma resposta articulada e multidisciplinar.

A cerimónia contará com as intervenções de Carlos Pascoal Neto, Vice-reitor da UA, João Gonçalves, presidente do Centro Pinus, de José Nordeste, presidente do Instituto de Investigação da Floresta e Papel (RAIZ), de Henrique Veiga de Macedo, presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR), de Piedade Roberto, presidente do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), de Sara Pereira, diretora da Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal (aiff), e de Dmitry Evtyugin, coordenador da PT Floresta. 

A sessão de apresentação da PT Floresta vai decorrer a 6 de maio, a partir das 17h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira da Livraria da UA.