UA apresenta exposição de homenagem a Ada de Castro.

2023-10-13 17:27

Categoria: 

Concelho: 

É inaugurada este sábado, pelas 15h00, na Sala Hélène de Beauvoir (Biblioteca), uma exposição de homenagem à fadista Ada de Castro, que decidiu doar à Universidade de Aveiro, em 8 de julho de 2021, o seu acervo pessoal.

A inauguração conta com a presença da artista e com um momento musical.

A exposição estará patente até dia 15 de novembro.

Ada de Castro, "cantadeira de fados", "tem sido umas das vozes mais importantes da canção portuguesa e em especial do fado, tendo granjeado fama internacional".

A afirmação que um dia fez a um órgão de comunicação social, “Se Deus me deu voz foi para cantar”, inspirou o título da exposição que a Área de Museu e Arquivo dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) agora apresenta, com a curadoria científica de Maria Espírito Santo e Nery Borges, ambos investigadores do Inet-MD.

A exposição é composta por painéis que narram a sua vida pessoal e profissional, assim como por objetos pessoais, fotografias, prémios diversos, discos editados, partituras e outros documentos, alguns dos quais mostrando facetas menos conhecidas da artista, como o seu gosto pela pintura e pelo desenho.

Será ainda possível assistir a uma entrevista gravada em vídeo, assim como a outros momentos da sua carreira.

Entre todos os motivos de interesse encontram-se ainda alfguns traços da relação que a mesma mantinha a escritora Fernanda de Castro e com os compositores Frederico e Elvira de Freitas.

O acolhimento na UA do acervo de Ada de Castro, à semelhança do que acontece com outros fundos e coleções, implica o trabalho de uma equipa de técnicos dos SBIDM em articulação com curadores científicos com o objetivo de tratar, organizar, estudar, preservar e difundir junto da comunidade.

Esta exposição "pretende celebrar a prestigiada carreira de Ada de Castro e homenagear a sua pessoa e a generosidade da sua doação".