UA alarga oferta de alojamento.

2015-08-24 11:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai alargar a oferta de residências. dispõe de um conjunto de 992 camas, distribuídas pelo Complexo Residencial de Santiago, do Crasto e de residências situadas no centro da cidade de Aveiro. Perante a crescente procura de alojamento por parte de alunos nacionais e internacionais a academia de Aveiro vai disponibilizar mais 100 camas no centro da cidade já a partir de setembro próximo. Perante estes números, a UA é, presentemente, uma das melhores Instituições de ensino superior no que respeita ao rácio de camas por estudante.

Relativamente a Águeda foi outorgado um acordo com a Câmara Municipal local com vista à reabilitação das antigas casas dos oficiais, cuja localização é contígua à própria Escola Politécnica da UA. Este projeto permitirá alojar um número significativo de alunos em residência universitária nesta cidade.

Quanto à Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN), dada a necessidade sentida e manifestada pelos alunos desta escola politécnica, a UA já está, juntamente com a direção da escola, a desenvolver contactos com a autarquia para a procura de uma solução conjunta.

A certificação da habitabilidade é um projeto que os SASUA estão a desenvolver com a Associação Académica da UA para a cidade de Aveiro. Com este programa a academia pretende criar uma base de dados de casas, apartamentos ou quartos disponíveis na cidade e que estão certificados, ou seja, que cumprem as condições mínimas de habitabilidade e onde há emissão de recibo de renda ou outorga de contrato de arrendamento.

Em Águeda, a pensar nos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, este processo está a decorrer igualmente e em estreita colaboração com o Núcleo de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Deste modo a UA pode garantir às famílias um conjunto de habitações onde os requisitos do Programa são validados previamente.

Neste ano letivo a UA registou 3940 candidaturas a bolsa de estudo, das quais resultaram 2650 alunos bolseiros, o que representou um aumento de 5 por cento de alunos com bolsa de estudo, comparativamente ao ano anterior.

Com as recentes alterações introduzidas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, nomeadamente com o alargamento do limite máximo de capitação elegível, a UA estima um aumento do número de bolseiros entre os 180 e os 200 alunos.