UA acolhe exposição intinerante sobre uso da bicicleta e inicia debate internacional sobre uso da bicicleta.

2016-11-17 08:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Livraria da Universidade de Aveiro acolhe a primeira apresentação da exposição “I want to ride my bicycle, illustration exhibition, illustration exhibition”, uma iniciativa da Gigões & Anantes e da Universidade de Aveiro desenvolvida no âmbito do Compromisso pela Bicicleta e do Scientists for Cycling Colloquium, Aveiro 2016.

Consiste numa exposição itinerante de ilustrações de autores nacionais e internacionais sobre experiências e vivências que o uso da bicicleta pode gerar. É, ao mesmo tempo, um convite à sua utilização regular.

Depois da inauguração, esta quinta, às 16h, a mostra irá percorrer o país e o mundo para divulgar esta causa. Participações de AnnaLaura Cantone (Itália), Hoogveld Ivo (Holanda), Yara Kono (Brasil), Danuta Wojciechowska (Canadá), Fatinha Ramos, Francisco Vaz da Silva, Mariana Rio, Rogério Guimarães, Sara Bandarra e Susa Monteiro (Portugal).

Este o momento que assinala ainda a abertura de uma conferência internacional "Cientistas pelo Ciclismo" (Scientists for Cycling). Três dias de debates com 50 palestrantes de países como Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

O uso da bicicleta, as alterações climáticas, o aquecimento global e as políticas públicas nesta área estarão no centro da reflexão promovida pela Federação Europeia de Ciclistas, Universidade de Aveiro, Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas (Abimota) e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A UA tem feito investimentos para incentivar o uso da bicicleta (banhos e pequenos almoços saudáveis) e está a lançar um investimento em bicicletas no campus com financiamento comunitário.