UA acolhe encontro sobre Materiais.

2017-04-08 16:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Três centenas de especialistas nacionais e internacionais partilham os mais recentes progressos na área do Materiais.

A Universidade de Aveiro é o ponto de encontro de 300 cientistas, investigadores, engenheiros e empresas que desenvolvem trabalho na área dos Materiais, oriundos dos quatro quadrantes do mundo. Durante quatro dias, a partir deste domingo, serão partilhadas as mais recentes descobertas no campo dos Materiais Funcionais, dos Materiais Estruturais, das Tecnologias de Processamento e da Caracterização e Modelação, no sentido de explorar estes desenvolvimentos na procura de novas soluções científicas para alguns dos problemas que enfrenta a sociedade na atualidade.

Este evento conta com a participação de cientistas de renome mundial que proferirão palestras plenárias, entre os quais Angus Kingon, da Universidade de Brown (EUA), Ian Reaney, da Universidade de Sheffield (UK), e Paulo Bartolo, da Universidade de Manchester (UK).

Paralelamente à realização das palestras científicas, decorrem, este domingo, duas escolas de formação avançada sobre materiais e técnicas de caracterização de Materiais. Uma das referidas escolas vai centrar as suas atenções nas Técnicas Avançadas de Microscopia.

A decorrer no Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da UA, num ambiente informal e participativo, os participantes serão expostos a temas de ponta na área da microscopia electrónica de varrimento e técnicas de in-situ, desenvolvidas para caracterização de materiais. A apresentação dos temas está a cargo de investigadores especialistas internacionais na temática em causa.

A outra escola, a decorrer no Montebello Hotel Vista Alegre (Ílhavo), é sobre Biomateriais Avançados (SaBiO) e pretende proporcionar um ensino intensivo e um intercâmbio de conhecimentos sobre temas de ponta nos domínios dos Biomateriais inteligentes, Nanomedicina, Biofabricação, Engenharia de tecidos e Medicina personalizada.

No dia 11 de abril, às 14h30, no anfiteatro do Departamento de Comunicação e Arte (DECA), engenheiros, gestores, decisores, fabricantes, investigadores e estudantes com interesses no tópico são convidados a debater as potencialidades do fabrico aditivo e da impressão 3D na inovação industrial, um processo que poderá vir a ser uma das próximas forças motoras do processo de inovação industrial.

Materiais 2017 integra, ainda, um show case de tecnologias resultantes de investigação e desenvolvimento, no dia 11 Abril, entre as 17h00 e as 18h30, no DECA, e as Comemorações dos 40 anos do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da UA, no dia 12 de Abril, a partir das 14h00.