UA acolhe debate sobre eutanásia.

2017-07-18 08:42

Categoria: 

Concelho: 

A UA acolhe a quinta sessão do ciclo de debates "Decidir sobre o final da vida, que o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) está a promover em várias cidades do país.

O debate, com início agendado para as 17h00, na Sala de Atos Académicos, no edifício da Reitoria, colocará em diálogo as Associações de Doentes e Sociedades Científicas de Adultos, com a participação dos especialistas Maria do Rosário Zincke dos Reis, Carlos Braz Saraiva, Duarte Silva Soares e Nuno Miranda. A moderação ficará a cargo de Júlio Pedrosa.

Iniciativas recentes de cidadãos destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido colocaram estes temas na discussão pública. A sociedade é chamada a refletir sobre as questões relacionadas com o final da vida e os dilemas éticos que enfrenta nas opções que irá tomar.

Com este ciclo de debates, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) propõe-se discutir com total abertura e independência, em eventos abertos a todos os cidadãos, as escolhas que se colocam em final de vida – declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia, suicídio assistido –, convidando para o efeito personalidades, entidades e instituições, que podem ajudar a formar opinião e a construir as soluções que melhor podem servir os interesses de todos.

Os debates ocorrem até dezembro de 2017 em várias cidades do País – Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Setúbal, Vila Real – em parceria com autarquias e instituições académicas.

A iniciativa, às 17h, tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.