UA acolhe debate sobre bolseiros.

2018-03-16 12:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica promove, este sábado, uma sessão pública de reflexão e debate subordinada ao tema «A Ciência em Portugal: Evolução e Precariedade». Reúne um grupo de bolseiros de investigação da Universidade de Aveiro e especialistas em gestão.

A ABIC comemora, em 2018, os seus 15 anos de existência. Ao longo deste período, o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, bem como o Sistema de Ensino Superior, foram assistindo a mudanças profundas.

A ABIC assumiu, desde a sua fundação, a missão de lutar e reivindicar a integração plena destes trabalhadores científicos nas políticas de Ciência e Ensino Superior.

"Uma parte importante desta luta passa pela reflexão sobre os processos de mudança induzidos pelas políticas públicas que vão sendo adotadas, contribuindo para a consciencialização das fragilidades e das injustiças associadas ao exercício de funções ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação”, refere a Associação.

A organização convidou para o encontro, às 15h, João Ferreira (Sócio fundador da ABIC, Deputado ao Parlamento Europeu); Júlio Pedrosa (Ex- Reitor da Universidade de Aveiro) e Joana Costa (Investigadora na Universidade de Coimbra).