UA acolhe congresso de Línguas e Culturas.

2017-07-11 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 150 congressistas de quatro continentes reúnem-se na Universidade de Aveiro para discutir diálogos entre línguas e culturas na UA.

Numa organização do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), a Universidade de Aveiro acolhe o congresso internacional “Itinerâncias: textos, mediações e transculturações” / “Moving texts: mediations and transculturations”.

A iniciativa de três dias, a partir desta quarta, reúne cerca de 150 congressistas de 28 países de quatro continentes, e pretende discutir os diálogos entre línguas e culturas, a partir das perspetivas linguística, tradutológica, cultural e literária.

A investigação valoriza as trajetórias do texto enquanto fenómeno social, cultural e histórico, sublinhando-se, neste âmbito, o interesse em mostrar a recontextualização e reconstrução de significado. Numa perspetiva mais ligada às transferências culturais e literárias, o foco também se dirige para as interações complexas entre diferentes línguas e espaços culturais que originam processos de hibridização, ressignificação e recriação.