UA: 2000 árvores foram entregues a alunos e professores.

2019-10-02 15:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro (UA) entregou, esta quarta-feira, 2000 árvores autóctones aos cuidados dos alunos, professores e funcionários da academia.

Estas árvores ficam ao cuidado deles até Fevereiro, altura em que serão utilizadas na reflorestação de áreas do Município de Estarreja.

São carvalhos-alvarinhos, amieiros, freixos, salgueiros e choupos, que ajudarão na recuperação da floresta autóctone portuguesa e da biodiversidade que dela depende. Um momento "importante" para o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira. (com áudio)

O reitor, juntamente com representantes da Câmara Municipal de Estarreja, entregaram, simbolicamente, as primeiras árvores, ao início da tarde de hoje.

O 'Plantar o Futuro' é organizado pela Associação Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja.

Esta iniciativa representa um "movimento pela defesa e promoção da floresta autóctone e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios, regulação e melhoria do clima e conservação da biodiversidade".

Este que é um dos maiores projetos universitários de reflorestação em Portugal, nasceu por iniciativa dos alunos de Biologia da Universidade de Aveiro e já conta com 5 anos de história, com a participação e envolvimento de centenas de jovens universitários e com milhares de árvores plantadas na Mata Nacional do Buçaco, Albergaria-a-Velha, Município de Lousada e Município de Estarreja.

Os alunos reagem positivamente e reconhecem que há uma mensagem que faz refletir (com áudio)