Turismo em Aveiro cresceu 40% nos meses de Verão.

2015-10-01 17:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A entidade regional de Turismo do Centro confirma o crescimento na casa dos 40% no turismo aveirense, comparando dados entre 2014 e 2015. Em 2015, Aveiro "está a crescer o dobro da média nacional" (40.84%) numa realidade que Pedro Machado (TCP) defende como o retorno da aposta feita ao longo dos anos e de uma certa estabilidade que regressou aos principais mercados emissores (Portugal e Espanha). Por mercados emissores, Espanha lidera com um crescimento de 43%, a França cresce 74%, a Alemanha 33%, a Holanda 98% e a Itália 48%. Brasil, Bélgica, Reino Unido, EUA e Polónia fecham o top.

Em Aveiro, o total de "camas vendidas" atingiu as 70.556 em Junho, Julho e Agosto tendo por base informação de 8 das 13 unidades hoteleiras existentes. O crescimento é na ordem dos 11,29%, quanto a dormidas. “Empresas, empresários, autarquias e TCP estão de parabéns”, resume Pedro Machado.

“São dados animadores”, conclui o autarca de Aveiro, Ribau Esteves, que destaca o papel da TCP, da Câmara e de agentes económicos (hotelaria, comércio, operadores náuticos) e que vê nos indicadores uma mudança de ciclo. “Arrumamos bandeiras negativas com as taxas turísticas e estamos a testar novas formas de servir o turismo”.

“Ano de ouro” para a Região Centro, na classificação de Pedro Machado que destaca os galardões recebidos na BTL como melhor stand e nos prémios Publituris como melhor região de turismo. “É importante o reconhecimento que estamos a desenvolver. Não é o foco da nossa atividade mas é importante”.

A Região Centro representa 21% dos municípios e 22% da população portuguesa. Trata-se de uma região que engloba 100 Municípios. Pedro Machado não esconde que é um desafio “gigante”.

De 2012 a 2014, "tempo de crise, o país sentiu a imagem negativa da assistência externa e a quebra do mercado interno". "Registou perdas devido à crise em Espanha que é o primeiro mercado externo. Houve contração em 2011, 2012 e 2013". “A curva mudou. Estamos a crescer”.

Aveiro já entregou o Plano Estratégico de Desenvolvimento que sustente valores culturais e ambientais e espera que daí venha uma nova dinâmica económica para o turismo. Criar condições para fixar os turistas por mais de um dia é objetivo que a autarquia quer aprofundar com a vitalidade dos Museus, os congressos internacionais a que a TCP acrescenta o turismo ligado à saúde.