Turismo (Alojamento Local): Autarquias não podem fazer o trabalho do Governo. Ribau Esteves lançou desafios ao 'Poder Central'. (notícia actualizada)

2019-10-15 14:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A oferta de alojamento local "está controlada" e o mercado consegue dar respostas que os municípios não poderão impor mas "apenas monitorizar" para conseguir o justo equilíbrio nas ofertas de alojamento local.

Ribau Esteves afirma que a falta de alojamento a preços controlados para estudantes não pode nem deve ser imputada às Câmaras mas "aos Governos que deixaram de investir".

O autarca de Aveiro aproveitou o lançamento da Plataforma 'Sítio do Alojamento Local' para justificar essa posição com desafios ao próximo Governo. (com áudio)

O autarca defende que o 'mercado' está a garantir algum equilíbrio na oferta. A 'beira-mar' em Aveiro "é o local onde há maior concentração de alojamentos sem conflitos com os moradores".

A nova Plataforma, que agrega informações, produtos e serviços de apoio aos empresários do 'Alojamento Local', é uma ferramenta ao serviço do setor do Turismo.

Pedro Machado, da Turismo do Centro, afirma tranquilidade quanto ao trabalho dos operadores. Diz que os níveis de qualidade "estão a crescer e prometem alavancar o turismo" já com números recorde em 2019. (com áudio)

Teresa Cascais, diretora da Revista de Alojamento Local e da Plataforma Sítio do Alojamento Local, assume que esta aposta na plataforma visa o apoio aos empreendedores. Formação e tecnologia surgem como desafios ao alojamento local num país "com perspetivas positivas para o turismo nos próximos anos". (com áudio)

Há mais de 90 mil alojamentos locais registados em Portugal.

O 'Sítio' foi lançada em Setembro e está disponível em www.sitiodoal.com.

Na ocasião, Pedro Machado destacou que esta iniciativa vem ao encontro da importância crescente que o alojamento local representa na oferta turística do país e da região. “O Centro de Portugal dispõe, de acordo com os números mais recentes, de 47 mil camas em oferta hoteleira e de 54 mil em alojamento local. Números que, por si só, justificam que nos associemos a esta iniciativa, que pode dar um contributo muito importante para a melhoria e qualificação dos serviços prestados pelos alojamentos locais”, frisou. Por outro lado, lembrou que quem recorre maioritariamente ao alojamento local é um segmento de turistas mais jovem, que é “atraído pelo turismo de Natureza, pelo turismo ativo, por se envolverem com as comunidades que visitam e que se preocupa em minimizar a sua pegada ecológica”. “O Centro de Portugal é hoje um território cada vez mais importante para estes novos turistas”, acrescentou.

osé Ribau Esteves saudou o desafio lançado pelo Sítio do Alojamento Local ao município para apoiar “uma aposta inovadora e diferente, apresentada em Aveiro, terra de inovação e de diferença”. “O Alojamento Local veio dar uma grande dinâmica ao turismo”, sublinhou, lembrando que, no caso de Aveiro, “90 por cento dos pedidos de licenciamento turístico nos últimos três anos foram de Alojamento Local”, realidade que ajudou “à reanimação da cidade e Aveiro, cuja oferta cresceu não apenas na quantidade, mas também na qualidade”.