Trupes de Reis em espetáculo no Centro de Arte de Ovar.

2017-01-05 11:11

Categoria: 

Concelho: 

Ovar mantém a tradição de Reis com saída de rua no momento em que é esperada a aprovação do Cantar os Reis em Ovar da candidatura a Património Cultural Imaterial de Portugal.

Depois das ruas, praças, estabelecimentos comerciais e espaços públicos, o Cantar os Reis culminará com o tradicional Encontro de Troupes de Reis de Adultos e Troupes de Reis Infantis, nos dias 6 e 7 de janeiro, pelas 20h30 e 15 horas, respetivamente, no Centro de Arte de Ovar.

Este Encontro apresenta 15 Troupes Adultas, que anualmente criam e apresentam letras e músicas originais, e oito Troupes Infantis, que mantêm cada vez mais viva esta tradição.

A tradição das Troupes de Reis remonta aos finais do século XIX. Tinha inicialmente alguma semelhança com as «Janeiras» que têm lugar um pouco por todo o país, mas adquiriu características próprias e originais em Ovar. Em 1893, com o especial patrocínio de João Alves Cerqueira, um conceituado comerciante da praça vareira de então, nasceu a primeira Troupe – a dos “Reis dos Alves” ou “Troupe dos Velhos” e logo outras começaram a surgir.

O Cantar dos Reis em Ovar distingue-se dos restantes pelo facto de, apesar de serem imbuídas de um saudável amadorismo e surgidas de forma espontânea, as Troupes vareiras exigem de si mesmas o “mínimo de qualidade interpretativa e melodiosa”.