"Trilho dos Famosos” inaugurado a 7 de Abril no Bussaco.

2018-03-29 11:37

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação Mata do Bussaco vai inaugurar, no dia 7 de abril (sábado), às 16h, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada), o “Trilho dos Famosos”.

Trata-se de um percurso que leva o público a conhecer as árvores que foram plantadas nesta floresta pública candidata a Património Mundial da UNESCO, nos últimos dois anos, por 26 figuras públicas portuguesas, sendo que o primeiro a deixar a sua marca foi Pedro Abrunhosa (fevereiro de 2016), seguindo-se José Cid, Gabriela Carrascalão, Rui Reininho, Marco Paulo, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos, Luís Represas, Maya, José Luís Peixoto, Eládio Clímaco, Dina Aguiar, Eduardo Beauté, Paula Magalhães, Carla Andrino, Biscaia Fraga, Amor Electro, José Pedro Gomes, António Machado, Vítor Melícias, David Antunes, Joana Schenker, Vozes da Rádio, Raquel Loureiro e Fernando Tordo.

Na inauguração do novo trilho, que decorrerá na Fonte do Carregal (próximo dos jardins do Palácio do Bussaco), estarão presentes algumas das personalidades que plantaram árvores em vários locais da Mata Nacional. Eládio Clímaco (ex-apresentador do Festival da Canção e dos Jogos Sem Fronteiras), Maya (apresentadora de televisão e taróloga), David Antunes (cantor), Dina Aguiar (jornalista da RTP) e Fernando Tordo (cantor) são alguns dos que já confirmaram as suas presenças.

Recorde-se que o “Trilho dos Famosos” é uma ideia da Fundação Mata do Bussaco inserida no projeto “Criar Raízes”, uma iniciativa de reflorestação e reabilitação daquela que é a única floresta pública portuguesa com a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

“Já tínhamos o Trilho da Floresta Relíquia, o Trilho Militar, o Trilho da Água, o Trilho do Adernal… E dentro de muito pouco tempo teremos um importantíssimo trilho, que será o das Árvores Notáveis (estamos só a aguardar a publicação em Diário da República da classificação, já aprovada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, das espécies arbóreas). Faltava-nos o Trilho dos Famosos, para juntar num só percurso as árvores plantadas por figuras públicas", explicou o presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), António Gravato, acrescentando que junto a cada árvore “famosa" será afixada uma placa com o nome de quem plantou, um breve resumo da pessoa, a sua fotografia, o nome da espécie plantada e a respetiva data. Será ainda facultado um mapa para que os visitantes possam chegar mais facilmente a cada uma dessas árvores.

“Convidar figuras públicas para plantar árvores no Bussaco é muito mais do que apenas pretender dar a conhecer melhor esta Mata Nacional. É querer dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente e, em particular, para a reflorestação dos 105 hectares da Mata Nacional do Bussaco”, considera o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, que “apadrinhou”, com a sua presença, quase todas as plantações.

Lembre-se que todo o trabalho de limpeza e reabilitação do Bussaco decorreu, nos últimos anos, no âmbito do projeto BRIGHT - “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, com o apoio do Programa LIFE+. Com a sua execução, a FMB visou a conservação/valorização de um habitat relíquia: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Bussaco; o controlo/erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da Mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas, algumas das quais nunca aplicadas no contexto nacional e outras apenas a escalas mais reduzidas; o envolvimento ativo, nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, de diversos públicos e entidades, e da sociedade civil em geral (residentes, alunos, turistas, entre outros), com a perspetiva de assegurar o exercício de uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.