Trabalhos de limpeza de passadiços já está em curso.

2017-05-17 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um cidadão da Barra questionou as autoridades sobre a movimentação de areias com recurso a maquinaria pesada nas dunas com consequências para a flora mas a autarquia já explicou que é impossível cuidar da reposição de areias e limpeza de passadiços sem recorrer a máquinas.

A operação é autorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, Administração Portuária e Capitania e implica a recolocação de espécies no final dos trabalhos. A questão foi suscitada pela surpresa de um cidadão que estranhou a presença da máquina de grandes dimensões nas dunas.

Marcos Ré explica que se trata de uma operação regular de limpeza de passadiços que pode chegar aos 20 mil euros. E lembra que as tentativas para consolidar as dunas com vegetação que impeça a deslocação de areias não tem sido conseguida.

A aposta de plantação das zonas dunares com a vegetação adequada para garantir a fixação de areias é uma aposta que será mantida.

A limpeza e manutenção de passadiços tem merecido diversas intervenções e, nalguns casos, críticas. O estado em que se encontram as travessias na Costa Nova motivou reparos de João Oliveira.

O médico que já foi candidato à presidência da autarquia de Ílhavo fala em "desmazelo e desleixo" pela forma como se encontram essas estruturas que são frequentadas não apenas no Verão mas ao longo do ano.