Torreira assiste ao "bota-abaixo" de um novo moliceiro.

2015-06-19 20:38

Categoria: 

Concelho: 

A marina da Torreira acolhe, este sábado, o “bota-abaixo” de um novo moliceiro. Marco Silva, um jovem arrais da Torreira, de 39 anos, vai fazer a apresentação de uma embarcação completamente nova. O moliceiro, que será batizado com o nome do seu proprietário e construtor, “Marco Silva”, possui uma comprimento de 15,95m e uma “boca” de 2,78m e foi construído em madeira de pinho, com recurso a técnicas tradicionais, ao longo de cerca de um mês e meio, pelas mãos de Marco Silva, ajudado pelo Mestre Firmino Tavares, filho do famoso mestre construtor de barcos moliceiros de Pardilhó, Agostinho Tavares, já desaparecido.

As pinturas do barco e dos respetivos painéis, atualmente em fase final de execução, estão a cargo do Mestre José Oliveira, conceituado artista plástico Murtoseiro, autor da quase totalidade dos painéis dos moliceiros existentes na Ria de Aveiro.

A autarquia da Murtosa fala de “enorme simbolismo” desta ação pois “representa um novo alento e esperança na preservação daquele que é o verdadeiro ex-libris da Ria de Aveiro e, provavelmente, a mais bela embarcação do mundo, que tem na Murtosa a sua pátria”.

Marco Silva ousou construir um barco moliceiro novo, que será o primeiro, em seis anos, a ter um “bota-abaixo” na Murtosa, em pleno coração, geográfico e afetivo, da grande laguna.

O “bota-abaixo” deste novo barco moliceiro está marcado para este sábado às 9h30.