Teresa Reigota em "Colher de conversa" no Fórum da Maioridade.

2017-03-03 07:05

Categoria: 

Concelho: 

O Fórum da Maioridade acolhe a estreia de um novo ciclo de conversas. “Uma Colher de Conversa com…” conta com Teresa Reigota na estreia. Encontro especialmente dirigido aos seniores inscritos nos Espaços Maior Idade mas a conversa é aberta à comunidade sénior em geral.

Esta iniciativa consiste, a pretexto do ambiente de convívio em torno de um café, na manutenção de uma conversa informal com pessoas mais velhas da comunidade, que partilharão o seu percurso de vida.

Teresa Reigota, natural da Gafanha da Nazaré, fundou em 1984, ao lado do seu marido, Prof. Reigota, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo.

Foi lendo, ouvindo, anotando, escrevendo tudo o que pudesse ser útil para a preservação do património da sua Terra e do Rancho a que pertence desde a primeira hora.

Fruto desse trabalho, lançou em, outubro de 2009, o livro “Gafanha... o que ainda vi, ouvi e recordo”, e quatro anos depois, aquando da inauguração do Museu Etnográfico e Sede do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, curiosamente a antiga Escola Primária da Boavista, batizou o seu livro com o nome de “Gafanha... Retalhos do passado”.

Para além do exercício das suas funções como professora do Ensino Básico e de integrar o grupo fundador do Rancho Regional, a veia estudiosa de Maria Teresa Reigota tem-se afirmado no âmbito da investigação e da recolha das tradições etnofolclóricas, aproveitando a sua faceta de reter na mala das recordações retalhos do passado para as contar e divulgar com sentido verdadeiramente pedagógico e cultural.