Temperatura do ar 'dispara'. Calor muito intenso nos próximos dias.

2018-08-01 08:26

Categoria: 

Concelho: 

A Proteção Civil activou desde as zeros horas desta quarta-feira, o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Aveiro, Porto, Leiria, Braga, Viana do Castelo e Coimbra.

Os seis Distritos passaram para alerta amarelo da Proteção Civil, o segundo mais grave numa escala de quatro.

O estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados", já vigorava nos Distritos do interior do país, que passaram, a partir das 00h00 de hoje, para alerta laranja, o terceiro mais grave.

A Proteção Civil justifica os procedimentos com o agravamento do risco de incêndios florestais devido à previsão do aumento da temperatura e da redução da humidade no ar.

As previsões apontam para a chegada do calor a partir desta quarta-feira. Nos próximos dois dias, 2 e 3 de Agosto, "preveem-se temperaturas máximas de 35ºC na generalidade do território, com valores superiores a 40ºC no Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, podendo mesmo registar-se temperaturas de 45ºC nalguns locais".

Também estão previstas “noites tropicais”, com "temperaturas acima dos 20ºC, podendo mesmo ser superiores a 25ºC nalguns locais, em particular na noite de 2 para 3 de Agosto".

De acordo com a Proteção Civil, “esta situação meteorológica, de tempo muito quente e seco, deverá persistir pelo menos até, domingo, dia 5 de Agosto”.